Organização
A organização da GLOCAL cabe à Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e à Câmara Municipal de Cascais, convidando-se a LIPOR e a MaisMomentos para serem parceiras na edição de 2010.
Comissão Organizadora
- ESB UCP: Pedro Macedo, Marta Pinto, Marta Macedo
- CM Cascais: Joana Silva, João Dinis, Raquel Santos
- LIPOR: Nuno Barros, Paula Mendes, Joana Oliveira
- MaisMomentos: Marta Dias, Alcino Vieira
A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa tem contribuído, nos últimos 10 anos, para as múltiplas dimensões da sustentabilidade local, regional e global através de iniciativas integradas de ensino, formação, investigação e consultoria.
Na sua área de intervenção destaca-se a concepção de estratégias locais de sustentabilidade, a promoção da participação pública (em especial as Agendas 21 Locais) e o desenvolvimento da educação para a sustentabilidade. É responsável pelas Agendas 21 Locais promovidas pelas autarquias de São João da Madeira, Santo Tirso, Vale do Minho, Nordeste Transmontano, Águeda e Seia, para além do Plano Estratégico de Ambiente da Área Metropolitana do Porto. Participou ainda nas Agendas 21 Locais do Eixo Atlântico, do Mindelo, de Fornos de Algodres e Vila Nova de Paiva. Recentemente iniciou o processo de elaboração da Estratégia de Sustentabilidade de Cascais. No currículo está ainda o projecto do Portal da Agenda 21 Local Portugal (https://www.agenda21local.info).
Realiza ainda acções de formação em Agenda 21 Local, nomeadamente pós-graduações e cursos de especialização, entre outros projectos.
https://www.agendacascais21.net
A Agenda Cascais 21 é um gabinete da Câmara Municipal de Cascais. A sua abordagem passa sempre pela promoção do desenvolvimento sustentável, nas suas vertentes social, económica e ambiental, e pela promoção da participação cívica. Tem como objectivo envolver os munícipes e as comunidades locais no “desenhar” de um modo de vida sustentável, trabalhando com todos os actores da sociedade na identificação dos seus desafios e na procura de soluções que promovam a qualidade de vida.
A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. A LIPOR trata, anualmente, cerca de 500 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos – RSU produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RSU, que preconizam a adopção de sistemas integrados e a minimização da deposição de resíduos em Aterro, a Lipor desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RSU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, completadas por um Aterro Sanitário para recepção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.
A sustentar todo o trabalho operacional está um conjunto significativo de actividades e projectos complementares dos quais podemos destacar, por exemplo os projectos de Prevenção, as actividades de Educação Ambiental, os projectos de promoção da Compostagem Caseira e a promoção de Boas Práticas Ambientais, entre muitos outros.
Dando continuidade ao trabalho realizado no âmbito da promoção da cidadania activa e do desenvolvimento das comunidades locais (com a promoção e o desenvolvimento do Futuro Sustentável) a Lipor assumiu impulsionar e ser um parceiro activo num processo de “Implementação de Agendas 21 Locais em 16 Freguesias dos seus Municípios associados”, com o objectivo de garantir o desenvolvimento sustentável da região.